quarta-feira, 9 de julho de 2008

Precariedade

Como é possível que um dos clubes com maior tradição no rugby português viva nas actuais condições do CDUP?


O CDUP dispõe de um dos espaços desportivos com maior potencial para a prática do rugby em Portugal e está a ver esse património a degradar-se de dia para dia.

Penso que a direcção do CDUP tem que tomar uma atitude em relação a esta situação. Não me parece que os jogadores do CDUP, que tanto têm feito pelo rugby no Porto e em Portugal mereçam ter que jogar sempre fora de sua "casa".


O Estádio Universitário do Porto poderia transformar-se num dos principais estádios de rugby em Portugal, devido não só às infraestruturas de que dispõe (as quais se encontram num estado decrépito) mas também à sua localização no coração da cidade do Porto.


A responsabilidade desta situação não é apenas da direcção do CDUP. Essa é apenas a fatia mais pequena do bolo. A CMP, Ministério da Juventude e do Desporto, FADU (Federação Académica de Desporto Universitário), a FPR e a Associação de Rugby do Norte (Eles existem mesmo?) têm grande responsabilidade neste processo.


O estado a que deixaram chegar estas instalações é de facto vergonhoso. As bancadas estão todas partidas, os balneários péssimos e muitas vezes nem têm água quente e o campo, bem o campo só visto, parece uma plantação de batatas.

Isto é o campo visto por satélite. Parece-me impraticável.

O rugby do CDUP só tinha a ganhar com a renovação destas instalações. Poderião ter ali uma coisa realmente "a sério". Com uma boa renovação o Estádio disporia de: Um excelente campo para a prática de rugby (até podiam ter alguns treinos noutro campo para poupar este) com balneários de qualidade e bancadas adequadas, ginásio para os jogadores ( e até para outros utentes), 2 courts de ténis e um campo de futebol-5, um pavilhão desportivo, uma pista de tartan (onde se podiam realizar os treinos físicos e de velocidade, também para poupar o campo) e uma ClubHouse onde os jogadores se pudessem reunir e público pudesse comer e beber alguma coisa.


Não sei se já existe algum projecto, mas um projecto deste tipo seria muito interessante e deixaria o CDUP talvez com as melhores instalações do rugby português. Claro que o Estádio é propriedade do estado ou da autarquia e que a direcção do clube teria que garantir que os jogadores podiam utilizar as instalações do estádio sem qualquer tipo de pagamento ( ou apenas uma quantia simbólica).

Se o CDUP faz o que faz com o que tem imagine-se com um bom projecto.

Todos sabemos que os campos são um grande problema do rugby português (veja-se o caso do Belenenses, apesar de tudo não tão grave como este). Agora resta esperar que se tomem decisãoes para que esta situação se inverta. Até lá temos que nos safar com o que há!

6 comentários:

Anónimo disse...

infelizmente, notícias como esta saem todos os anos, mais que uma vez ao ano e nada é feito.
obviamente responsáveis pelo cdup ja foram junto dá câmara, da universidade do porto tentar que alguma coisa fosse feita, para haver incentivos ao melhoramento nas condições, no entatno tudo sempre foi em vão..quando nao se trata de futebol ou da criação de riqueza ou de bens ninguem abre as portas neste país..é o país em que vivemos..

Anónimo disse...

Infelizmente o grande problema é Reitoria estar de costas voltadas para a resolução deste problema.
O CDUPRUGBY nada pode fazer quanto a isto, e já muita sorte tem em poder lá treinar.
As instalações pertencem à reitoria e nada é feito.

É uma pena...

Foi interessante ter falado deste assunto, obrigado!

Portugal Rugby disse...

É realmente uma pena ninguém conseguir resolver esse assunto. Com umas instalações com tanto potencial julgo que o CDUP merecia mais. Espero que num futuro próximo se encontre uma solução para o problema.

Anónimo disse...

Por mais estranho que possa parecer, essa imagem de satélite é das melhores que se viu este ano. Relva, nem vê-la! Mas nao é isso nem muito mais que pára o grande CDUP!!

PC disse...

Muitos parabéns por este post.

Há muito que este magnífico estádio anda a ser esquecido, as infrastruturas estão de facto extremamente degradadas e o campo de muita fraca qualidade. Aliás, como já mencionado, esta imagem deve ser das melhores, quase não há relva.

Com o pouco uso dado ao relvado devido ao início das férias, este tem crescido um pouco, mas apresenta uma nova ameaça: o facto de haver tufos de relva misturados no meio de partes de campo pelado e até buracos tapados com areia faz com que a hipótese de lesões cresça significativamente. De referir também o facto de que os jogadores andam a treinar duro a respirar pó.

Alguma coisa tem que ser feito não só pela história e integridade do clube e do recinto, mas também por causa da sáude dos jogadores.

Se a ASAE calha de ir lá está tudo tramado! (Ainda bem que não servimos refeições!)

Fora de brincadeiras, era bonito de se ver alguém a encontrar solução.

Ficamos á espera...

Anónimo disse...

uma vergonha, só ha dinheiro po futebol, já mete nojo.. força cdup, força rugby..