quinta-feira, 10 de julho de 2008

Liga Ibérica em Portugal

"A reunião de ontem em Lisboa ainda não produziu o desejado fumo branco sobre o processo de constituição da Liga Ibérica profissional. A componente financeira continua a ser o maior problema para que o grupo dos dez possa dar o passo seguinte, rumo aos acertos finais. Contudo, e segundo Amado da Silva, presidente de Agronomia, "o processo está no bom caminho e as expectativas são grandes". "O râguebi necessita deste projecto, que deverá trazer mais espectadores e patrocinadores à modalidade", explicou. No próximo dia 1, em Madrid, deverá ser formalmente constituída a nova organização, que mantém Março de 2009 como data provável para o arranque da competição. Paralelamente, continua a discussão sobre quem será o clube ou associação de clubes que completará o quarteto luso, sendo certo que Agronomia, Belenenses e Benfica têm lugar garantido. Sobre esta fórmula, Amado da Silva nota: "Estão todas as possibilidades em aberto.""

Fonte: O Jogo 27/06/2008

Esta questão da Liga Ibérica é um verdadeiro mistério aqui por Portugal. Todas as informações que recebemos são via Espanha e, para grande surpresa minha, na semana transacta foi publicada esta notícia no jornal "O Jogo". Acho que todos merecemos mais informação acerca de um assunto que é de extrema importância para o rugby português. E não percebo a dúvida em relação ao 4º clube português. Ou o CDUL não tem quer participar na competição ou caso tenha não vejo qual é a dúvida: o CDUL é o detentor, de pleno direito, de uma vaga portuguesa na Liga Ibérica.

E a capacidade de participação dos clubes? A meu ver só a Agronomia tem capacidade para tal, pelo menos por agora, mas acredito que os outros clubes com algum esforço também lá cheguem.

A ver vamos no que vai dá esta questão da Liga Ibérica. Entretanto espero que os envolvidos se dignem a publicar mais informação sobre o assunto, para ver se todos nós, amantes do rugby, saímos desta ignorância em relação ao que se passa nos meandros do rugby.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não estou de acordo com a constatação de que a Agronomia é o único clube com capacidade para participar.

Primeiro, porque não é claro que Agronomia tenha essa capacidade, pois ainda é um clube relativamente pequeno e está neste momento a fazer um esforço financeiro significativo em obras nas suas instalações desportivas, como é do conhecimento público.

Em segundo lugar, porque não pode dizer-se que clubes como o Benfica e o Belenenses, que têm uma dimensão nacional, não tenham essas condições. Naturalmente que as têm, se os seus dirigentes quiserem, designadamente se estiverem dispostos a investir mais nas respectivas secções de rugby.

Portugal Rugby disse...

Bem realmente tenho que lhe dar "parte" da razão. O Benfica terá certamente recursos para participar, até porque a sua direcção vai de certeza apoiar a modalidade numa competição desta envergadura. Em relação à Agronomia não retiro o que disse. O clube da tapada nos últimos anos tem sabido mexer-se muito bem e sendo o Engº Amado da Silva o "mentor" português da Liga Ibérica, calculo que já tudo tratado para que a Agronomia possa participar na mesma.
Em relação ao Belenenses não sei... São as ovelhas negras do clube (aos olhos da direcção), e ou os seccionistas se desdobram em contactos para arranjar patrocínios, ou vejo ali uma situação complicada.

Anónimo disse...

E que requesitos (para alem dos obvios requesitos financeiros e a nivel de instalaçoes) seria preciso os restantes clubes cumprirem para poderem "ganhar una lugar" na competiçao?

Funciona talvez como as competiçoes europeias no futebol? os 4 primeiros classificados podem aceder a competiçao iberica? Ou talvez os 2 primeiros classificados da liga e os 2 primeiros da taça?

Abraços do Norte